Leitura Conjunta Um Defeito de Cor

Uma das redes sociais que mais gosto é o Instagram (@impressoesdemaria), porque lá, pelo menos no caso do blog, é onde há mais interação entre as pessoas que nos acompanha. E foi de lá também, que me veio a ideia de propor uma leitura conjunta de um livro que estou lendo agora na minha viagem de férias: “Um Defeito de Cor”, da Ana Maria Gonçalves, publicação da editora Record, que completou dez anos de lançamento em 2017.

É um calhamaço de mais de 900 páginas, com um enredo muito atraente, um romance histórico que tem como personagem principal uma senhora africana que vai contado sua história de vida, o que implica em relembrar as dores, as perdas, a escravidão.
Como muitas pessoas manifestaram interesse em ler esse livro, pensei em propor de fazermos uma leitura conjunta, porque se ler um livro sozinha é bom, ler acompanhada de outras pessoas, podendo dividir nossas emoções ao longo da leitura, os sentimentos causados, é melhor ainda.

Quem quiser entrar nessa aventura com a gente, é mais do que bem-vinda e bem-vindo, é só seguir o cronograma proposto e irmos trocando impressões, usando a #LendoUmDefeitodeCor. Vou ver se consigo fazer um diário de leitura para postar aqui no blog.

A ideia é lermos um capítulo por semana, de modo que quem vai ler a versão impressa ou a versão digital, possa ler a mesma quantidade. Eu vou ler a versão digital, mas no cronograma coloquei as páginas referentes à versão impressa, só para termos uma noção de quantas páginas estaremos lendo por semana.

2 respostas

  1. Também amo o Instagram, estou sempre por lá e com certeza lá é a rede mais dinâmica. Não sabia que "Um defeito de cor" era tão extensooo!! Nossa!!! Espero que tudo de certo na leitura conjunta, eu lindamente vou acompanhar!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.