Leo Vieira: Não Faça Vitimismo Literário

Vamos supor que algo que você fez não tenha dado certo.
Só que você não fez nada pra saber o motivo do erro. Nem mesmo saber como podia fazer para reverter a situação. Desta forma, preferiu-se então se fechar e achar que a outra parte é injusta.
O vitimismo existe em vários aspectos. Pode ser um relacionamento frustrado, uma lesa financeira, um constrangimento, etc. Tudo isso quando se aceita a derrota sem fazer nada para apurar.
Tenho visto isso com escritores e também blogueiros. O vitimismo literário é quando uma resenha não sai como o esperado para o autor ou então quando o blogueiro se decepciona com um desprezo de autor parceiro. O pior de tudo é quando nenhuma das partes toma a frente para a apuração.
Para não entrar demais no mérito, o conselho que deixo é: analise os dois lados. Nem sempre o nosso ponto de vista é totalmente correto. Aprendemos muito quando reconhecemos nossos defeitos.

Muitas coisas podemos fazer para melhorar e também para evitar eventuais animosidades.

Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados

4 respostas

  1. Olá Leo, tudo bem contigo ???
    Gostei muito de seu texto. Tenho uma opinião bem parecida com a sua, mas confesso que nunca utilizei essa terminologia para compreender o fato.
    Já vi muitas pessoas, blogueiros e escritores passando por isso, eu mesma já passei por isso. É complicado, nós somos tentados a nos tornar vítimas, talvez seja uma defesa, talvez seja uma forma de transformar a situação em algo mais agradável, não sei. Mas, pelo menos no meu caso, com o tempo vi que não me adiantaria em nada ficar lamentando, era necessário agir, tentar novamente, buscar entender o que deu errado.
    Gostei muito de seu texto e te apoio !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

  2. Oi, Ryoko. Obrigado pelo comentário.
    Este texto foi resultado de muitas horas diárias de reflexão. Presenciei muitas amizades desfeitas e brigas ferrenhas desnecessárias. O mundo literário seria ainda melhor se cada um fizesse a sua parte para tornar tudo menos nebuloso.
    Grande beijo!
    Leo Vieira

  3. Oi, Thamiris. Obrigado pelo comentário.
    Fico muito feliz que tenha gostado. O vitimismo começa quando não estamos dispostos a pensar sob outro ponto de vista, além de tentar encontrar culpado para nossos problemas. O ego é o grande mal da humanidade. Nos relacionamentos literários, vamos construir pontes em vez de muros.
    Grande beijo,
    Leo Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.