Leo Vieira: Não Trabalhe de Graça


A questão fica no “até onde um blogueiro pode se dedicar a um escritor ou editora”? Até onde a cumplicidade permitir. Quando uma resenha é compartilhada por vários outros blogs e páginas, é de se esperar que o autor também faça o mesmo, através dos contatos dele e páginas literárias que ele também acompanha. Tanto o blogueiro quanto o autor andarão juntos divulgando o blog e o livro.
Porém algo começa a criar uma certa intriga quando aparecem outros “servicinhos” práticos, principalmente quando a outra parte não reconhece o profissionalismo exercido.
Nem tudo se paga com livro e/ou marcadores. Aliás, nem livro nem marcadores são moedas pra garantir alguma coisa. Fique sempre esperto quando começar a aparecer pedido de “revisãozinha”, “olhadinha no texto”, “quebra-galho”, “artezinha pro blog”, “divulgaçãozinha em todas as páginas”; entre outras coisas.

Seja esperto, profissional e saiba impor o seu valor.
Leo Vieira
Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

10 respostas

  1. Oi Leo e Maria! Felizmente ainda não passei por este "contrato" onde os serviços adicionais são pedidos de forma nada sutil, mas tenho amigas blogueiras que já passaram por isso… é algo mais comum do que imaginamos 🙁
    Triste saber que o ofício do artista/escritor nem sempre é reconhecido… E pior, por outros artistas e escritores!…
    Mas enfim, vamos respirar e torcer para que os bons encontros aconteçam cada vez mais em nossas vidas <3

    Um abraço,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

  2. Oi, Rebeca. Obrigado pelo comentário.
    Olha, se eu fosse contar o que eu já passei por conta dessas "camaradagens", daria uma trilogia.
    Mas tudo serve de aprendizado. O importante é não repetir erros e ficar sempre atento.
    O seu blog é muito bonito. Parabéns!
    Abraços,
    Leo Vieira

  3. Oi, Ycaro. Obrigado pelo comentário.
    Fico muito feliz em saber que uma postagem foi útil. Espero realmente que autores e blogueiros continuem se respeitando e caminhando juntos.
    Grande abraço,
    Leo Vieira

  4. Oie, Leo!
    Nossa, adorei a reflexão, até pq muitas vzs ninguém vê o lado do blogueiro! Mta gente pensa que a parceria beneficia apenas quem vai escrever a resenha, já que a pessoa "ganha livros e marcadores de graça". Mas quem leva a sério mesmo sabe que não é bem assim…
    Infelizmente já fiz mtas parcerias onde fazia uma super divulgação do autor e seu trabalho e não recebia qualquer atenção como retorno (nada de comentários na resenha ou divulgação do blog). Ter esse reconhecimento do nosso esforço enquanto leitor e uma resenha elogiada é muito mais importante do que livros e marcadores mesmo…

    Bjocas,
    [Um dia me livro…]

  5. Oi, Andresa. Obrigado pelo comentário.
    Olha, se eu fosse contar tudo o que eu já passei por ajudar escritor…
    Teve um cara de pau que somente printou e postou na timeline dele; o negócio era apenas mostrar que fizeram nota. Excluí a postagem e a amizade na hora.
    Beijos,
    Leo Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.