Leo Vieira: Panelinhas Literárias

Patota tem em qualquer lugar. Tinha na nossa época de escola, tem no trabalho, tem na faculdade, tem na igreja, tem na vizinhança, e não poderia ser diferente no meio literário.
É comum ter um grupo especial de amigos que conhecemos e mantemos no meio literário, com blogueiros, revisores, escritores, etc. É muito bom também ser sempre lembrado, principalmente daquele evento literário especial, onde você é primeiramente lembrado para participar. 
O conselho que eu deixo é que fiquem mais atentos quando se sentirem nessa fase. Panelinha é legal, mas deixe a “panela sem tampa”.
Isso porque também se perde muita oportunidade quando nos fechamos para novas parcerias e amizades. Às vezes, aquele escritor reservado pode trazer um monte de alunos para o evento e aquela escritora falante representa um número imenso de leitores. Muito se pode compartilhar.

Se algum convidado em potencial tiver um caráter duvidoso, deixe as diferenças de lado e seja cordial. Não impeça uma participação por conta disso. Seja nobre. Todos só têm a ganhar.
Leo Vieira


Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

10 respostas

  1. É verdade, Daniela. Um dos segredos do sucesso é sair por cima, nunca dando motivo para o outro falar mal. E se ainda assim, alguém questionar, sempre um a defenderá.
    Beijos,
    Leo Vieira

  2. Oi, Evandro. A educação é uma arma fantástica. Isso desencoraja muita gente do mal.
    E assim deve ser, mantendo bom exemplo e seguindo em frente.
    Abraços,
    Leo Vieira

  3. Verdade Leo, este é um meio com muitas opiniões diferentes e que sempre está nos surpreendendo, é sempre importante estarmos abertos às oportunidades.

    madminds.weebly.com

  4. Oi Leo.
    Não é fácil conviver com diferenças de idéias e etc. Mas pode ser proveitoso, aprendemos muito com as diferenças, pq há uma troca e todos saem ganhando.
    E de repente "aquele" de caráter duvidoso acaba se desarmando e aproveitando uma amizade sinsera ou se da conta que não é o seu lugar e se afasta.
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.