Máquinas de livros: Pague quanto acha que vale.

Ano passado publiquei aqui no blog algumas fotos que tirei de uma máquina de livros que encontrei na estação Consolação. Para ver, clique aqui.

Sempre as vejo, sempre paro para ver quais livros estão lá, mas nunca me animo a comprar um livro. Ou porque estou sem dinheiro, ou porque nunca tem nenhum livro do meu interesse. Mas, em um belo domingo, passando pela estação Pinheiros indo para o Butantã, eis que me deparo com uma dessas maravilhosas máquinas. Todo domingo eu vou lá dar um olhada nelas, vê se tem novidades… e dessa vez tinha! Me interessei pelo livro De Su Corazón Partido, da Marina Colasanti. O que me atraiu nesse livro foi o fato dele ser em espanhol. Amo o idioma espanhol S2. Fiquei rondando a máquina, ainda indecisa se comprava ou não o livro, com medo de não dar certo, de eu colocar o dinheiro e o livro não sair. Até que decidi experimentar. Foi a minha primeira fez manuseando essas máquinas e deu certo. Sem contar que é super simples.

Acho essa iniciativa maravilhosa! Imagine, você pagar quanto acha que vale! Pode ser dois reais, cinco, dez… e agora as máquinas estão aceitando moedas. Ou seja, só não lê quem não quer.  Porque a desculpa que não tem dinheiro para comprar livros não cola mais. Pelo menos para os usuários do metrô de São Paulo.

Uma resposta

  1. Eu já conhecia a iniciativa por causa de uma das minhas primas quando estava andando de metro por São Paulo. Ela nem deixou eu chegar perto! Ficava me puxando pra cima e pra baixo (ela acha que eu me distraio rápido demais). Espero que você aproveite seu livro!

    Beijos, May.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.