Maria Maria

“Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta…”
(Milton Nascimento)

Hoje é aniversário de uma amiga muito especial. Conheci a Maria através de outras amigas blogueiras em comum quando ainda era bem jovenzinha. Na primeira impressão, aparentava ser uma menininha ingênua, delicada e amante da literatura e poesias. E realmente é tudo isso, mas assim como toda joia preciosa, ela também foi muito bem lapidada pela vida, tendo caráter e personalidade muito bem trabalhados e
desenvolvidos. Sempre muito madura e à frente de sua idade, mantém uma jornada de estudos e leituras para dar conta de seus compromissos acadêmicos. Hoje é uma universitária e também mantém com êxito o seu blog (Minhas Impressões). E as minhas impressões também são essas: que a literatura transforma o ser humano. E a Maria demonstra que é uma jovem que nasceu para evoluir e transformar.
Hoje, essa pequena estrelinha brilha mais intensamente. Completando a sua décima oitava primavera, ela se transforma agora em uma mulher. Tão jovem ainda e com uma bagagem cultural impressionante! Eu tenho idade para ser até o pai dela, mas sempre pensava como seria bom ter também nascido em São Paulo em 1996 e ter o privilégio de ter estudado na mesma escola que ela. Imaginava poder ter sentado em uma carteira próxima e poder ter compartilhado muitos estudos e pesquisas.
Que toda a sua criatividade e inteligência seja revelada por muitos, porque você ainda vai evoluir mais e ir muito longe com o seu talento. Como uma borboleta, voe muito e como uma estrela, brilhe sempre!

Leo Vieira

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.