Nota Vita Brevis- Jostein Gaarder

Este livro não é bem ficção como outros do autor. Começa com ele explicando como encontrou a carta de Flória Emília para Aurélio Agostinho. Logo após, transcreve toda a carta, com notas de rodapé que são bastante explicativas.
Eu já ouvi falar do Santo Agostinho, mas não posso dizer que conheço sua história, mas depois de ler este livro, fiquei com vontade de saber mais sobre ele e ler seu livro “Confissões”.
Este livro, “Vita brevis”, na verdade é uma transcrição da carta que Flória escreveu ao santo Agostinho. Mas quem foi Flória Emília? Ela foi a concubina que viveu com Agostinho antes que ele optasse por viver para Deus. E nesta carta, vemos o outro lado da história. O lado de uma mulher que foi abandonada, o lado da mulher que foi obrigada a deixar seu filho para trás, que sofreu com a sogra.
No final, não fica claro se a carta chegou nas mãos de Agostinho, mas eu queria muito que tivesse chegado, para ele saber o que sentiu Flória, que um importante capítulo de sua vida e ele só se dignou a escrever apenas alguns parágrafos sobre ela em seu livro.

A leitura é rápida. Eu li em questão de horas, inclusive acho que não seja necessário ler aos pouco principalmente por se tratar de uma carta.

6 respostas

  1. Oi, Linda!
    Não conheço o autor (pois é, sou a louca que nunca na vida leu O mundo de Sofia hahahaha), mas achei DEMAIS esse livro!
    Tanto pela forma que é escrito quanto pelo conteúdo… Adoro esse tipo de literatura!
    Parabéns pela indicação. Acho seu blog MUITO interessante, sempre traz uns livros inteligentes e diferentes.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.