Primeiro semestre do curso de Letras e as mudanças desencadeadas na minha vida de leitora

2015. O ano que iniciei a minha graduação em Letras.
Uma greve no início do ano letivo fez com que o primeiro semestre fosse cancelado e iniciássemos o segundo sem ter feito o primeiro. No começo foi assustudor. Como fazer Introdução aos Estudos Literários II (IEL) e Leitura e Produção de Textos II (LPT), sem ter feito IEL I e LPT I? Mas a gente se adapta, faz o possível para entender a matéria e não ficar com dúvidas. Os professores também foram bastantes compreensivos, o que ajudou bastante.

O que eu percebi que mudou em mim depois que comecei o curso:
1) Tornei- me bem mais seletiva e criteriosa na escolha de livros para ler. A carga de leituras é muito grande, não sobra muito tempo para leituras de lazer, por isso, quando o posso fazer, é bom que seja com algum livro realmente do meu interesse. 
2) Passei a dar mais atenção a livros de não-ficção como livros acadêmicos e teóricos, por exemplo.
3) Descobri que nem todos os livros são para serem lidos por completo. Não há tempo. Vamos direto ao ponto, lemos o capítulo que trata do assunto que estamos estudando e passamos para o próxmo.
4) Constatei que estudar idiomas é fascinante. É muito bom ir conhecendo e  desbravando as particularidades do idioma de nosso interesse. Fiz isso em Língua Espanhola I e Língua Latina I.
5) Mudei meu conceito de “férias”. Antes era sinônimo de descanso, agora é sinônimo de revisão do que foi ensinado ao longo do semestre. Vou usar as férias para revisar o conteúdo da matéria que não fui tão bem quanto eu gostaria de ter ido e revisar conteúdos de outras para não esquecer.

Apesar da forma um pouco conturbada que começou minha graduação, concluí esse primeiro semestre sem ficar de exame e sem pegar nenhuma dependência. Fiquei um pouco chateada da minha menor média ter sido na matéria que eu mais gostaria de ido bem e surpresa porque a matéria que no início pensei que me sairia mal, foi a que eu fiquei com a maior média, mas nesse segundo semestre vou me dedicar ainda mais aos estudos e vou tirar notas ainda melhores.
2016 que me aguarde!

7 respostas

  1. Oii Maria, tudo bem???? Ahhhh facul, nem me fale hehhehehe. Consegui tirar notas boas em tudo, embora uma nota não tenha me agradado tanto 🙁 A gente e a nossa mania de querer perfeição hahhahaha.
    Imagino que deva ter sido bem complicado mesmo, pegar a matéria 2 sem ter tido a 1. Mas que bom que você se saiu bem 🙂 Que em 2016 seja ainda melhor 🙂
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

  2. Oi Maria, adorei o post! Quero cursar letras e ano que vem faço meu último ano do ensino médio. Você poderia falar sobre como é o curso, dar dicas, falar onde e como é o curso na sua universidade, é muito difícil entrar? Desculpa por tantas perguntas, mas gostaria muitooo de saber tudo sobre o curso. Bjos!

    http://manteigademinduim.blogspot.com.br/

  3. Oi Eduardo. Que bom que gostou do post. Boa escolha de curso 😉 principalmente se você almeja ser professor.
    Posso sim. Este que estou fazendo é de bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo. A grade é bem flexível e meio que se molda às necessidades do aluno. Os professores são excelentes. É na Universidade Federal de São Paulo, no campus de Guarulhos. A inserção se dá pelo sisu, então tem que fazer enem. Mesmo que não entre na primeira chamada, a lista roda bastante, então as chances de entrar são grande.
    Estude bastante, faça enem, se inscreva no sisu e acompanhe as chamadas. Boa sorte 😉

  4. Olá, Maria.
    Graduar-se é assim mesmo, principalmente em relação às leituras. Livros técnicos raramente são lidos por completo. Geralmente são capítulos ou trecho, a não ser os clássicos do assunto, que é sempre bom dominar completamente. Leituras por prazer diminuem e nos tornamos "chatos"; certos livros não servem mais.
    Que seu período em 2016 seja menos conturbado do que o de 2015.

    Desbrava(dores) de livros – Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

  5. Oi Maria. Tudo bem???

    Que bom que você conseguiu se sair bem mesmo que tenha dado esse contratempo de greve. Sei bem como é… já fiquei dois semestres parada por causa disso, mas foi bem nessa época que o blog surgiu! kkkk Espero que o próximo semestre venha acompanhado de mais notas boas e realizações na vida acadêmica. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.