Projeto Livro na Faixa

O projeto Livro na Faixa é um projeto de incentivo a leitura, no qual os usuários têm a liberdade de pegarem livros nos terminais de ônibus participantes. Não é preciso fazer cadastro, nem carteirinha, nem nada. Mas se a pessoa quiser devolver o livro depois que ler para possibilitar que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade, é uma boa. Além, disso é possível fazer doações tanto de livros nacionais quanto internacionais.

Fiquei sabendo desse projeto pelo Jornal do ônibus, um tipo de informativo que fica exposto dentro dos ônibus daqui de São paulo por um certo período. Normalmente dez dias.
Quando eu entrei no ônibus e vi este informativo, logo quis tirar uma foto para postar aqui no blog, mas fiquei com vergonha porque tinha muita gente olhando. Fui adiando, até que um dia eu peguei um ônibus quase vazio e sem ninguém por perto para ver que eu estava tirando foto.

Aqui em São Paulo, só não lê quem não quer. Porque projetos de incentivo a leitura é o que não falta nessa cidade. Temos Ônibus- Biblioteca, as bibliotecas municipais, máquinas de livros nas estações de metrô…

Para mais informações, clique aqui.

3 respostas

  1. Bem bacana o projeto. Na Europa, é muito raro as pessoas acumularem livros. Elas leem e deixam o livro onde terminam a leitura, em ônibus, metros ou praças. Acho bem bacana, mas não sei se teria coragem de abandonar meus bebês. Eu poderia deixar algum livro que encontrei e isso apenas se não me apegasse muito a ele hehe. Geralmente, eu "esqueço" livros que não me chamaram tanto a atenção.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.