Quotes “Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres”- Clarice Lispector

“(…) Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Pesar de,se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o própio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que  me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própia vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso”.

“E era isso que estava lhe faltando: o mar por dentro como o líquido espesso de um homem”.

“(…) Agir sem conhecer exige coragem”.

” –Teus olhos (…), são confusos mas tua boca tem a paixão que existe em você e de que você tem medo. Teu rosto (…) tem um mistério de esfinge: decifra-me ou te devoro”.


“-Pois eu tive que pagar a minha dívida de alegria a um mundo que tantas vezes me foi hostil”.

“- Comigo você falará sua alma toda, mesmo em silêncio. Eu falarei  um dia minha alma toda e nós não nos esgotaremos porque a alma é infinita. E além  disso temos dois corpos que nos será um prazer alegre, mudo, profundo”.

“(…) Lembre-se: quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria”.

“Milagres, não.  mas as coincidências. Vivia de coincidências, vivia de linhas que incidiam e se cruzavam e, no cruzamento, formavam um leve e instantâneo, tão ele e instantâneo que era mais feito de segredo”.

“Um dia uma folha que caíra batera-lhe nos cílios. Achou então Deus de uma grande delicadeza”.

“Nessa mesma noite gaguejara uma prece para o Deus e para si mesma: alivia minha alma, faz com que eu sinta tua mão dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte e sim a vida, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a  pergunta, faze com que eu receba o mundo sem medo, pois para esse mundo incompreensível nós fomos criados e nós mesmos também incompreensíveis, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para que eu viva com alegra o pão que como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade e paciência comigo mesma, amém”.

“(…) Pensou que talvez essa fosse uma das experiências humanas e animais  mais importantes: a de pedir mudamente socorro e mudamente esse socorro ser dado. Pois apesar das palavras trocadas, fora mudamente que ele havia ajudado”.

“Agora eu quero o que você é, e você quer o que eu sou. E toda essa troca será feita na cama”.

“Será o mundo com sua impersonalidade soberba versus minha individualidade como pessoa mas seremos um só”.

“Era um caos e uma nebulosa tão maravilhosa que ela apertou a mão dele para que alguém a segurasse na terra”.

5 respostas

  1. Eu adoro Clarice Lispector!! Acho que o único que compete com ela é Caio Fernando, muitos quotes perfeitos né??
    Ah, também curto Florbela!! huahauha!

    Beijos!

  2. O que a Clarice fala é sempre maravilhoso, não é por nada que o povo usa as frases dela no Facebook, Twitter e afins, rsrsrs. Adorei os quotes selecionados <33. Não conhecia o livro!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.