Quotes “Vida e proezas de Aléxis Zorbás”- Nikos Kazantzákis

“A separação lenta das pessoas que amamos é um veneno: é melhor cortamos de um só talho e ficarmos sozinhos novamente no clima natural do homem, na solidão”.

“Assim é o meu coração. Mil vezes perfurado, mil vezes remendado, invencível”.

“Mas você segura o leme com firmeza e não esquece para onde orientou a proa, nem nos mais delicados instantes fatais”.

“Minha vida tomara um rumo torto, eu havia reduzido meu contato com os homens a um monólogo interior. Decaíra tanto que se precisasse escolher entre me enamorar de uma mulher ou ler um bom livro sobre o amor, eu escolheria o livro”

“Só quando estou falando com você, só com você tenho alguma esperança de aliviar minha melancolia, pois Vossa Senhoria também é como eu, mas não sabe disso”.

“É que já tenho um contrato de tempo determinado com a minha vida, solto o freio quando chego a uma inclinação mais perigosa. A vida de cada homem é uma linha com subidas e descidas, e todas as pessoas prudentes andam com o freio”.

“Noite e dia eu vivo correndo, faço o que me dá vontade, mesmo que eu me quebre e vire migalhas. O que tenho a perder? Nada. Será que andando sensatamente, eu não me quebraria? Quebraria do mesmo jeito. Então, pé na tábua!”.

“Ao lado de Zórbas o tempo adquirira um novo sabor, já não era uma sucessão matemática de acontecimentos, nem um insolúvel problema filosófico em meu interior”.

” (…) Eis o caminho, encontrar o grande ritmo e acompanhá-lo confiantemente”.

“Cada dor, patrão (…) faz meu coração partir ao  meio, mas ele, que foi tantas e tantas vezes ferido, cicatriza imediatamente e a ferida não aparece. Sou cheio de feridas cicatrizadas, por isso eu aguento”.

4 respostas

  1. … Três coisas: 1) Cadê SUAS impressões??? 2) Senti falta da autoria de algumas citações… e 3) Acho que se você desse uma explicada nos personagens antes as pessoas que não leram conseguiriam perceber melhor a profundidade dessas citações… Bom, quatro coisas,vá: bela escolha!!! A minha seria outra, mas a gente escolhe de acordo com o que fala mais com nosso espírito, né???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.