Resenha “Água para elefantes”- Sara Gruen

Esta resenha foi escrita originalmente para o blog em que colaboro, o Refúgio das Palavras da Iasmim Cruz e se vocês quiserem podem ver minha resenha lá, aqui. Não costumo postar aqui as resenhas que escrevo para lá, mas esta em especial, eu quis trazer para cá.

Quando se fala em “Água para elefantes”, tem-se que pensar nas seguintes palavras: Velhice, desespero, circo e perdição”.

Jacob Jankowski é um senhor que não sabe se tem 90 ou 93 anos. Mora em uma casa de repouso com outros idosos e recebe a visita da família uma vez por semana. Aos olhos das enfermeiras, se vê como um velho que não é levado á sério, mas uma delas, Rosemary, passa a lhe dar atenção especial.
Com 23 anos, Jacob recebeu na faculdade, a notícia de que seus pais haviam morrido em um acidente de carro. Sem dinheiro e totalmente desnorteado, abandonou a faculdade, na qual cursava veterinária e saiu sem destino. Encontrou em seu caminho um trem e sem pensar, pulou no trem em movimento. Só depois descobriu que aquele era o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
No circo, muita coisa não era o que aparentava ser: Homens eram jogados para fora do trem durante a noite, o chefe não dava pagamento para os empregados…
Jacob foi contratado para cuidar dos animais e ficou submetido ao Tio Al, o dono do circo e á August. Este segundo era casado com Marlena, a estrela do número com cavalos.
Mesmo indo quase á falência, o Tio Al comprou uma elefanta, Rosie, e depositou nela a esperança de que ela traria bastante dinheiro para o circo. Foi difícil treiná-la, mas num trabalho conjunto de Jacob, August e Marlena, conseguiram ensinar algumas coisas para ela. Rosie é realmente uma elefanta encantadora e muito esperta. Impossível não se afeiçoar a ela.
Inevitavelmente Jacob e Marlena se apaixonaram e no início reprimiram esse sentimento por ela ser a mulher do chefe, mas após um acontecimento, todas as coisas mudaram.
A narrativa do livro é intercalada, ora narrando o que se passa na casa de repouso, ora narrando as lembranças das coisas que aconteceram quando Jacob trabalhava no circo.
Em um fim de semana que Jacob aguardava a visita da família para leva-lo em um circo que se instalou perto da casa de repouso, acontece algo que ele não imaginou que pudesse acontecer.

Este livro também foi adaptado para os cinemas com Robert Pattison no papel de Jacob e Reese Withersppon como Marlena. Sugiro que assistam ao filme após ler o livro, para que o filme funcione como um complemento; até porque o livro é sempre mais completo.

9 respostas

  1. Tenho esse livro, mas não consegui ler. Acho que porque vi o filme antes e tenho sérios problemas de ler depois que vejo os filmes.
    Em todo o caso, ver sua resenha me lembrou que ainda quero MUITO conseguir ler.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.