Resenha do livro “Extraordinário”- R. J. Palacio

Edição: 1

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 320

O livro é sobre o August. Um garoto de 10 anos, portador de uma deficiência genética, nomeada por diastose bucomaxilofacial. Devido a essa alteração genética, ele nunca pode se considerar um garoto comum. Precisou fazer várias cirurgias e não frequentava uma escola, mas estudava com a mãe em casa.

É muito amado por seus pais, Isabel e Nate, por sua irmã, Via e por sua cadela, Daisy.

Quando seus pais resolvem coloca-lo em uma escola, inicialmente resiste, mas acaba cedendo.
Foi muito difícil para o August se adaptar a nova escola. Não só porque era aluno novo, mas principalmente, por conta de sua aparência física. Apesar de todo preconceito, August consegue fazer alguns amigos, como Summer e Jack Will.

No final do livro, é claro que August não muda de rosto, mas cresce muito. Tanto no tamanho, quanto no aprendizado.

A autora retratou o bullyng de um jeito muito claro e seu livro foi escrito de uma forma simples, proporcionando uma leitura leve. Fica evidente para os leitores, que a autora não precisou apelar de nenhuma forma, para manter o leitor interessado na leitura. Foi a primeira vez que li um livro com a linguagem tão simples, é só o que me resta fazer agora, é agradecer a minha amiga e também escritora do blog Roteando estrelas, que me emprestou o livro. 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

O seu novo espaço feito para conversas literárias marcantes.