Resenha “O meu pé de Laranja Lima”- José Mauro de Vasconcelos

Edição: 3
Editora: Melhoramentos
ISBN: 8506042062
Ano: 2009
Páginas: 196                      

Em um dia em que as horas passaram muito rápido e o meu coração continuava a bater lentamente, inquieto, como está batendo há alguns dias, eu finalizei a leitura de um livro que me fez sentir uma empatia muito grande. O livro era: “O meu pé de Laranja Lima”.
Nesse livro, Zezé, um garotinho de apenas cinco anos, me emocionou e tocou fundo no meu coração com a sua sensibilidade, esperteza e precocidade.
Zezé, com apenas cinco anos aprendeu a ler, e mais impressionante ainda, sozinho! Ele tinha um tio com quem aprendia muitas coisas, o tio Edmundo. Por muitas vezes, Zezé se expressava melhor que gente grande.
A família dele era pobre, necessitada. O pai estava desempregado e a mãe tinha que trabalhar fora para ajudar com as despesas da casa. Por não conseguirem pagar o aluguel, tiveram que mudar de casa. Nessa casa nova, havia muitas árvores no quintal e cada filho foi escolhendo uma para si. Os mais velhos escolheram as melhores para árvores e a que sobrou para o pequeno Zezé, foi o também pequeno, pé de Laranja Lima. Que ele deu o nome de Minguinho e quando queria muito bem a ele, o chamava de Xururuca. Quando estava muito triste, ou muito alegre, era para o seu pé de laranja que desabafava e os dois passavam horas e horas conversando.
Zezé era o que se pode chamar de um pestinha. Sempre fazendo arte e aprontando por aí. Por isso levava muitas surras, até que um dia levou uma surra colossal.
O português Manuel Valadares era muito  admirado por todas as crianças. Apesar dos desentendimentos que teve com Zezé, os dois se tornaram grandes amigos. Uma completa relação de amizade, de homem para homem e de pai para filho. E foi essa relação de amizade que mudou de forma tão irreversível a vida do pequeno garoto. Pois aconteceu a maior tragédia de usa vida. Foi nessa parte do livro que me desfiz em lágrimas e chorei como uma criança. Chorei como eu fosse o Zezé, porque me coloquei n seu lugar e senti toda a sua dor. até a pessoa com o coração mais duro do mundo choraria Não tem como não chorar! Li algumas resenhas do livro no Skoob e vi que até homens choraram!
Todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida deveriam ler esse livro. Esta foi a segundo que o li e entrou para a minha lista de favoritos.
“O meu pé de Laranja Lima” é um livro autobiográfico e por mais impressionante que seja, foi escrito em apenas doze dias. Foi o livro que deu maior reconhecimento ao autor e foi publicado em mais de quinze países.

9 respostas

  1. Oi Maria, tudo bem?
    Meu Pé de Laranja Lima é um livro tão perfeito! Eu amei e sua resenha deu o tom perfeito que o livro realmente é. Parabéns, viu?
    Conheço seu blog não faz tanto tempo, mas adoro ele!
    Te desejo tudo de mais lindo em 2014 (: E se precisar de alguma coisa é só me chamar, tá bem?

    Beijos,
    Leitora Online

  2. Uma vez visitei um blog que tinha como título "O meu pé de laranja lima"… quando vejo um título diferente fico curiosa para saber do blogueiro o porquê ele nomeou assim. A autora do blog específico me explicou que esse era o nome do seu livro preferido, desde então ele está na minha lista de leitura. Ainda não o li, mas lendo sua resenha aumentou minha vontade de lê-lo. Adorei a resenha!

    Beijooos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.