Resenha “O que é amor”- Betty Milan

Este é um livro pequenininho, de bolso, publicado pela editora Brasiliense. Tem apenas 89 páginas.
Por meio de quatro capítulos, a autora, Betty Milan, tenta colocar em palavras a definição do amor como sentimento. Eu digo “tenta”, porque definir o que é amor é uma tarefa complicada. Me faz lembrar das vezes em que me perguntavam “O que é o amor para você?” e eu me sentia incapaz de colocar em palavras algo que só se pode sentir.

A título de exemplo, a autora se vale de histórias de amor conhecidas. Cita algumas da mitologia grega, como a de história de Narciso e a de Eros e Afrodite. E também cita a história de Xerazade e o sultão Xariar, em Mil e Uma Noites. Além desse artifício, a autora também se vale de citações de célebres escritores. Dentre eles encontramos nomes como Stedhal, Ovídio e o maior poeta de todos os tempos, Drummond.

No final, ela indica alguns livros que vai nos ajudar a entender este sentimento. Dentre eles destaco: O Banqute, Platão; A Arte de Amar, Ovídio; Do Amor, Stendhal e Fragmentos do Discurso Amoroso, de Roland Barthes. Livros que já estão na minha lista de desejados.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.