Resenha “O Retorno do Jovem Príncipe”- A.G. Roemmers

Quem leu O Pequeno Príncipe, da autoria de Antoine de Saint Exupéry (que é um dos meus livros favoritos), certamente vai querer ler esse livro, O Retorno do Jovem Príncipe, da autoria de A.G. Roemmers e também vai achar que este é uma continuação daquele. Para isso, duas coisas: 1) Sim, faz alusão ao clássico da literatura mundial e inclusive é baseado nele. 2) Mas não é exatamente sua continuação.

O livro narra a viagem de um homem à Patagônia, quando na beira da autoestrada, vê um rapaz aparentemente dormindo. Pega o rapaz no colo, o coloca dentro do carro e segue viagem. Quando o rapaz acorda, simplesmente diz que tem sede e o viajante lhe dar de beber e de comer e o rapaz volta a dormir. Quando ele acorda novamente, o viajante está cheio de perguntas para fazer, mas espera até que o outro queira se pronunciar.
Com isso os dois entabulam uma conversa na qual o leitor acompanha as perguntas de um jovem que vem de outro planeta tem a fazer sobre como é a vida na Terra. Nesse jogo de perguntas e respostas, fica a reflexão do porquê o ser humano é tão infeliz e dã muito valor as coisas materiais.

Apesar do livro ser recheado de clichês e situações absurdamente hipotéticas, podendo também ser facilmente classificado como auto-ajuda (que é um dos gêneros que mais me distancio) e além de tudo isso, ser alvo de críticas árduas no Skoob, posso afirmar que foi uma experiência e tanto ter a oportunidade de lê-lo.

Fonte

3 respostas

  1. Parece ser ótimo. Pela capa e nome dá mesmo a impressão de que é continuação. Não gosto muito de livros de auto-ajuda, mas O Pequeno Príncipe passa ótimas mensagens. Ótima resenha, simples e compreensível.
    formula-amor.blogspot.com

  2. Oi Maria!
    Particularmente, eu não gosto de "O Pequeno Príncipe" e por diversos motivos. Foi uma das leituras mais frustrantes que eu fiz na minha curta vida.
    Este livro, de imediato, pareceu-me ser a continuação d'O Pequeno Príncipe, mas como o autor já havia falecido, logo caí na real que possivelmente era um livro à parte.
    Gostei de saber sua opinião e mesmo você o classificando como bom, não pretendo lê-lo. 😡
    Abraço!

    "Palavras ao Vento…"
    http://www.leandro-de-lira.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.