Roteirista

Um escritor pode trabalhar em diversas atividades envolvendo a escrita e uma delas é com algo em que ele está muito habituado a fazer que é o roteiro. Mas o que afinal o roteiro profissional tem de diferente para o roteiro de um romance? O lado profissional.
O escritor quando é roteirista tem o ofício de escrever seguindo regras
terceirizadas, seguindo o rumo determinado pelo cliente, no caso, o produtor ou
diretor da peça ou do filme. O argumento fica estabelecido e o roteirista segue a sua parte, com a questão do enredo já programado, se atentando no tempo e limites da produção.
O escritor que trabalha como roteirista tem uma ótima lição de disciplina e
controle, podendo desenvolver e construir bons textos e diálogos na extensão que quiser.
Exercício: use uma sinopse alheia e faça um roteiro, sem descrições de ambiente.

Somente falas. Faça 4 laudas e depois meça o tempo na leitura. O tempo depende muito das linhas de cada diálogo.

2 respostas

  1. Oi, Gih! Obrigado pelo comentário. Já conhecia o seu blog e ele é muito bom!
    Eu espero um dia ter a minha equipe de roteirista pra desenvolver muitos roteiros de peças de teatro e histórias em quadrinhos e assim, gerar muito emprego.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.