Se apaixonando pelo Italo

O Italo a quem me refiro no título é o Italo Calvino.
Vou contar um segredo para vocês: Até pouco tempo atrás, eu seria capaz de jurar que este Calvino era o mesmo Calvino da Reforma Protestante. Eu achava isso por causa do nome e porque nunca havia lido nenhum livro do Calvino (Italo).
Então eu descobri que eles não são a mesma pessoa. Primeiro eu cheguei a essa conclusão por causa da data de nascimento do Italo. Ele nasceu em 1923. Ou seja, século XX;  e a Reforma Protestante ocorreu durante o século XVI.
Este outro Calvino tem por nome João. João Calvino. E nasceu em 1509.
Sempre havia ouvido falar do Italo Calvino, mas nunca havia tido a oportunidade de ler um livro de autoria dele. Até que um belo dia ganhei “O barão nas árvores” e o livro é muito bom, a história tão bem composta e desenvolvida. Gostei muito da forma que ele escreve e quero ler outros livros de sua autoria e conhece-lo melhor.

Tenho aqui há um bom tempo, um livro intitulado “Contos fantásticos do século XIX escolhidos por Italo Calvino”; tentei lê-lo uma vez mais não me animei muito. Agora estou animada. Ainda que os contos não tenham sido escritos por ele, pelo menos foram escolhidos e ele escreveu a introdução. Cinco páginas de introdução.

6 respostas

  1. Nao conhecia esse Italo Calvino, depois vou pesquisar melhor. Esse " O barão nas árvores" fala sobre o que mais ou menos ?
    Boa sorte com a leitura dos contos aí (:

    beeijos

  2. … "O Escritor", assim, com maiúscula… Talvez o meu favorito… Na literatura fantástica, não tem ninguém que se compare… E "O Barão nas Árvores" ainda está longe de ser o melhor dele… Leia "As Cidades Invisíveis"… Esse "Contos Fantásticos do século XIX é excelente compilação… Procure le-lo como se fosse o Calvino te dando um curso de literatura fantástica… Abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.