Textos de William Alves

William Alves

Homofobia senegalesa em “Homens de verdade”, de Mohamed Mbougar Sarr

Não é novidade para nenhum de nós a hipocrisia de igrejas, líderes religiosos e “religiosos joões-ninguém” espalhados pelas ruas de nossos bairros quando a questão é respeitar não apenas a sexualidade alheia como também qualquer tipo de pensamento progressista e unificador. Muitos deles defendem os valores tradicionais bíblicos e familiares

Leia mais »
magem com o fundo marrom e a capa do livro "A balada do Black Tom" acompanhada de uma foto do escritor Victor Lavalle
William Alves

Victor LaValle e o sobrenatural em “A balada do Black Tom”

“A balada do Black Tom”, de Victor LaValle é um livro que irá surpreender os aficionados pela literatura policial, pois mescla vários elementos sobrenaturais com pertinentes comentários políticos, raciais e sociais ao construir uma história repleta de ação, violência estilizada e um clímax de tirar o fôlego. 

Leia mais »
Capa do livro "Agora veja então" e uma imagem da autora Jamaica Kincaid em um fundo verde.
William Alves

O fim de um casamento inter-racial em “Agora veja então”, de Jamaica Kincaid

Em Agora veja então — publicado no Brasil pela editora Alfaguara em 2021 — iremos acompanhar uma família formada pelo casal sr. e sra. Sweet e seus dois filhos adolescentes, Perséfone e Héracles. O sr. Sweet é um compositor de música clássica, branco, frustrado pela vida no interior, e a sra. Sweet é uma escritora negra que buscava o bucolismo e a tranquilidade de uma cidade pequena para criar os filhos, mas, principalmente, para evitar ser deportada, já que vive ilegalmente nos EUA.

Leia mais »
William Alves

“Hughes’ Dream Harlem”: documentário aborda a relação de Langston Hughes com o Harlem

Dirigido por Jamal Joseph, Hughes’ Dream Harlem é um documentário feito para televisão sobre o poeta e romancista Langston Hughes — talvez a figura mais famosa quando pensamos no Renascimento do Harlem, ocorrido entre as décadas de 20 e 30 nos Estados Unidos —, bem como a sua relação cultural e literária com o bairro. Narrado pelo dramaturgo e poeta Ossie Davis, o documentário nos leva ao berço de centenas de intelectuais negros da época, além de, é claro, nos mostrar, através de várias entrevistas, um pouco da vida de Hughes.

Leia mais »