Esse popular sistema que flagra as ações duvidosas de jogadores de futebol e também dos cavalos na corrida também se aplica na literatura. Isso porque quando escrevemos, nem sempre vamos acompanhar o andamento da história somente pela ótica do narrador. Existem diversos personagens que estão em ação contínua paralela com o protagonista. Neste caso, o autor deve ter atenção para não deixar um determinado personagem no vácuo. Existem situações em que um personagem simplesmente “dorme no ponto” e depois no momento decisivo ele aparece do nada. Isso é incoerência literária.
Quando for tirar o personagem de cena, o autor deve deixar subentendido o que ocorreu fora de cena, seja como for. Os personagens inseridos devem estar em harmonia como se fossem uma engrenagem. Isso deixa a história tão interessante e sustentável quanto um enredo paralelo.
Como treino, antes de escrever, desenvolva os enredos paralelos separadamente. Depois, organize os argumentos, frisando em alguns personagens. E nunca deixe de revisar.
5 respostas
Oi! Adorei a matéria! Uma boa dica pra quem ta escrevendo! Realmente tem muitos livros em que alguns personagens ficam esquecidos e, saber organizar isso é muito importante!
Ah, eu amei o seu blog e já o segui! Se puder dar uma passada no meu, ficarei muito grato! Abraços!
http://mundoemcartas.blogspot.com.br/
Adorei o tira teima literário. Dica super válidas
beijos
Kel
http://www.porumaboaleitura.com.br
Oi, Kel. Obrigado pelo comentário. O seu blog é muito interessante. Bjs!
Obrigado, Markuz. O seu blog é muito bom. Parabéns!
Oii, achei a matéria muito boa!! Ótimas dicas. Acho super importante desenvolver os personagens secundários, alguns são extremamente importantes para o desenrolar da história, e é horrível quando o personagem desaparece e depois do nada reaparece e o leitor fica sem entender nada.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?