“Uma melodia de sombras e ruínas”, fantasia envolvente de Roseanne A. Brown

Capa do livro "Melodia de sombras e ruínas", e foto da autora Roseanne A. Brown

Uma melodia de sombras e ruínas é o primeiro livro de uma duologia escrita por Roseanne A. Brown, autora que nasceu na República de Gana e que vive atualmente em Washington nos EUA. O livro foi publicado no Brasil em 2021 pela editora Literalize, com tradução de Solaine Chioro.

A história começa com a chegada de Malik e suas duas irmãs, Leila e Nádia, à próspera cidade de Ziran, onde a cada 50 anos acontece o Festival do Solstasia para comemoração da passagem do cometa Bahia, batizado com este nome em homenagem à primeira sultana da cidade. O cometa aparece no céu durante uma semana, marcando o fim de uma Era e o início de outra. Cada Era é governada por uma divindade e toda pessoa nascida nesse universo possui um alinhamento regido por um Deus. Durante o Solstasia o representante de cada alinhamento luta para que a próxima Era seja governada por sua divindade regente.

Malik e suas irmãs são refugiados e através do Solstacia esperam encontrar um recomeço para que consigam ajudar sua família, porém, quando chegam na cidade, Nádia, a irmã mais nova, é sequestrada por um espírito maligno.

Do outro ponto de vista conhecemos Karina, princesa herdeira de Ziran, que atualmente é governada por sua mãe, a Sultana. Karina perdeu seu pai e a irmã mais velha em um incêndio há alguns anos e essa perda gigantesca afetou muito a relação entre a princesa e sua mãe. Para piorar a situação, a Sultana é assassinada logo antes do início do festival e Karina tentará de todas as formas encontrar uma maneira de trazê-la de volta, já que não se sente capaz de assumir o trono.

O destino desses dois personagens protagonistas irá se cruzar quando Nádia será sequestrada e Malik se verá sem alternativas a não ser fazer um acordo com o espírito, prometendo fazer qualquer coisa para ter sua irmã de volta, o que o faz receber como missão assassinar a princesa herdeira. 

Malik é um personagem que começa inseguro e vai ganhando confiança ao longo do enredo. Por ele ser gentil, é fácil ter empatia por sua história. Ele tem um tipo de força que na maioria das vezes é considerada fraqueza. Por outro lado, Karina é uma mulher forte e decidida, apesar de possuir também diversas inseguranças. Além disso, está passando por um segundo luto, mas mesmo assim faz de tudo para não demostrar suas tristezas e dúvidas.

O universo criado por Roseanne A. Brown é muito detalhado, gostei muito da forma como a magia surge na história e como os personagens lidam com ela. Também acho importante dizer que o início do livro traz uma nota alertando sobre possíveis gatilhos, porém acredito que todos eles foram tratados com muito cuidado e responsabilidade pela autora. Estou muito ansiosa para o lançamento do segundo e último livro desse universo.

Ficou com vontade de ler? Compre seu exemplar na Amazon usando nosso link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.