Violeta não sabe amar- Lucinei M. Campos

Este é o terceiro livro do autor, por enquanto, só publicado de forma digital na Amazon e está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura 2016. Seus dois primeiros livros são Lavínia e a Árvore dos Tempos e Lavínia e a Magia Proibida, ambos já resenhados aqui no blog.

Este livro é narrado em primeira pessoa por Violeta, uma adolescente que no auge de seus 15 anos, é totalmente cética em relação ao amor. Essa descrença é baseada no que ela viu no relacionamento de seus pais: tudo começou às mil maravilhas, mas com o passar do tempo, foram se distanciando, brigando cada vez mais, até que chegaram em um ponto em que o convívio na mesma casa não era mais possível e eles decidiram pela separação. 

“Enquanto ela fica esperando o príncipe em seu cavalo, eu quero montar no dragão e sair pelo mundo”.

A melhor amiga da Violeta é Maria Eduarda, a Duda, que é totalmente o oposto da Violeta: ela é romântica, acredita no amor, sonha com príncipes encantados e é raro ela não estar apaixonada por algum garoto. Seus pais também são separados, como os de sua amiga, com uma diferença crucial, seu pai  abandonou a ela e a sua mãe, sumiu sem dar notícias e nunca mais procurou saber delas. Mas Duda nunca deixou de nutrir esperanças de que algum dia ele retornasse por ela. Passava boa parte de seu tempo em pesquisas na internet atrás de pistas de seu pai.
Nicolas, o Nico,  é o outro melhor amigo da protagonista. Ele gosta de desenhos japoneses e de super-heróis. Como moram relativamente perto um do outro, vão para a escola sempre juntos e Nico é o responsável por alimentar as meninas, principalmente Violeta, com seus biscoitos de baunilha.
Algo aparentemente trivial, mas que no final do livro se mostra como um elemento importante.

“Me ver pressa a outra pessoa? Jamais, querida! Nasci para ser livre, nasci para ser luz, não lâmpada! Então, por favor, me deixem solta!”.

Um dia, durante o intervalo na escola, Duda se apaixona por Rodrigo, um garoto de outra turma, que contrariando todas as expectativas, retribuí ao interesse dela e os dois começam a namorar, mas Violeta não acredita que o interesse da parte dele seja mesmo sincero e decide mostrar a sua amiga o quanto ela está enganada por se relacionar com ele. Quando descobre algo muito comprometedor em relação à Rodrigo e faz com que sua amiga saiba, a reação dela é totalmente inesperada e a amizade das duas é abalada.
Há reviravoltas. Violeta, na sua certeza de que nunca se apaixonaria por alguém, ela que vê cada proposta de relacionamento como uma furada, começa a não entender seus sentimentos e muitos questionamentos começam a surgir.  Acontecem coisas que fazem balançar a amizade do trio de amigos, mas também acontecem coisas que fortalecem a amizade deles.
O bacana é acompanhar esse aventura e ver onde vai dar.

“A paixão é mesmo uma explosão, reboliço, bagunça com o nosso interior, mas o que ela deixa, quando deixa, é o amor. Nem dependência, nem necessidade ou desejo, apenas o amor. O sentimento mais forte e puro que alguém pode ter por outra pessoa”.

A sensibilidade e originalidade do autor da série Lavínia continua, mas agora voltado para um público mais grandinho, adolescentes, especialmente aqueles que estão descobrindo seu primeiro amor.
Achei incrível a sensibilidade do Lucinei ao escrever uma narrativa feita por uma garota de 15 anos e não cometer nenhuma falha, é realmente impressionante porque a história é escrita e desenvolvida tão bem, que é tudo muito natural. Se não se soubesse que foi escrito por um homem, certamente eu diria que foi feita por uma mulher.
Outra coisa que também me agradou  foi a forma como o humor foi trabalhado. É um livro engraçado de uma forma genuína, não de um modo forçado, uma das qualidades mais características do Lucinei Campos.

Quem adquirir o livro até dia 12/12,  enviar o comprovante para o e-mail: [email protected] e avaliar o livro no site da Amazon, concorre a um brinde exclusivo.
Para mais informações, acesse a página do evento de lançamento do livro no Facebook clicando aqui.

Compre agora mesmo e participe!

65 respostas

  1. Oi! Eu amei a resenha e o livro. Juro que achei que fosse uma mulher, mas adorei ver que os autores também estão se destacando em livros desse tipo. Eu queria muito conhecer Violeta e tentar colocar um pouco de bom senso na cabeça dela, mas sei que isso é reflexo do que ela viveu com seus pais, o que acho péssimo.
    Anotei o nome do livro para ler depois!
    Beijo, Leitora Encantada

  2. Olá
    Não sou chegada em romances adolescentes, não tenho a menor paciência, mas adorei a Violeta e o Nico, também gosto muito de cultura japonesa e acho que esse livro vai ter muita referencia que tem tudo para me agradar

  3. Olá
    A obra eu não conhecia, mas com os e trata de um autor que não conhecia também eu sou perdoado kkk. Eu já dé início achei o título bem bacana e que pode trazer uma trama que envolvam a muitos, depois de terminar de ler a resenha só confirmou rsrs. Eu entendo a nossa protagonista, pois eu já tenho 19 e sou mais sérico sobre o amor do que ela kkk. Até mais ver
    Bjs

  4. Olá! Fiquei curiosa sobre o livro e até onde o ceticismo de Violeta e o romantismo de Duda irão levá-las. Gosto de histórias assim para contrabalançar apos leituras de estilos mais pesados. Obrigada pela dica e boa sorte ao autor no prêmio!

  5. Achei que a capa do livro tem muita informação, mas gostei do enredo e acho que seria um livro que eu apreciaria, mesmo sendo destinado para adolescentes.
    Acho que também seria uma dica de presente ótima para dar no natal para as sobrinhas que estão nesta fase.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

  6. Oi, não conhecia a obra, mas achei ela bem interessante. Gosto bastante de histórias com adolescentes onde podemos ver o desenvolvimento deles, a relação confusa e as eternas dúvidas dessa fase e nesse caso, fiquei curiosa para saber por quem ela se apaixonará e como isso acontecerá e qual o segredo que ela descobre sobre o Rodrigo. Não conhecia, mas já pretendo comprar!
    Um beijo
    http://www.brookebells.com

  7. Olá Maria! Que legal, gostei muito da premissa e mesmo já bem passada dessa fase rs gosto muito de ler esses livros voltados para os adolescente a gente sempre aprende algo novo, parece estranho mas eu acho. Vou dar um pulo na Amazon com certeza.
    Bjs
    Parabéns e sucesso para o autor.

  8. Olá…
    Adorei a sua resenha!
    Não conhecia a obra nem o autor, mas, fiquei bastante interessada, pois, adoro personagens como a protagonista. Isso sem falar que a premissa é meeega atrativa. Gostei!
    É uma pena ser em e-book.
    Beijos

  9. Olá!
    Já ouvi falar no livro Lavinia e lembro que havia ficado interessada, mas nunca dei andamento no meu interesse. Curti bastante a sua resenha e fiquei bem intrigada para saber o que acontece. Acredito que o intuito do autor nessa obra tenha sido mostrar como o relacionamento de nossos familiares podem influenciar nos nossos.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

  10. Olá. Que resenha fofa essa sua.

    Eu não conhecia o autor e muito menos os seus livros mas eu me encantei em gênero número e grau. Realmente parece ser um livro muito sensivel e o fato de ser dedicado a um.publico mais grandinho deve ser um diferencial.

    Ps: Amei esse kit que concorre na compra.

  11. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e se eu não lesse a sinopse, eu provavelmente compraria pela capa, que é muuuito fofa. Mas eu ainda não gosto muito de ficar comprando e-books, a leitura me incomoda um pouco. Voltando, eu disse que compraria esse livro se eu não lesse a sobre o que é a história, porque depois que eu li, não fiquei tão interessada pela história. Parece ser um tipico livro para adolescentes e como eu já passei dessa fase a alguns anos hahaha, não me interesso tanto pelas histórias.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

  12. Oiii!!!

    O lucinei foi incrível na Bienal! Adorei conhece-lo e mesmo não tendo lido nada dele AINDA vou fazer de tudo para ter algo dele em minha estante (nem que seja a virtual). Infelizmente vou comprar depois do dia 12 pq é quando o tenho limite no cartão, maaaas tudo bem..
    Gostei desse enredo, gosto de saber quando há um cuidado para conseguir escrever para o público específico.
    Admiro autores que não transforma os adolescentes em boboes ou em super adultos.
    Gostei!

    Beijinhos

  13. Pena que não dá mais tempo de adquirir o livro, ler, avaliar e concorrer aos brindes… Rs… Achei a premissa bem legal, adoro livros juvenis e gostei de você ter dito que mesmo que tenha sido escrito por um homem ficou bem plausível a narrativa pelo ponto de vista de uma garota adolescente. Me identifiquei bastante com o enredo e espero ter logo a oportunidade de ler.

  14. Oi!

    Eu não conhecia este livro, mas achei bacana a história e os personagens, porém não tenho o costume de ler ebooks e acho que isso pesa um pouco da minha decisão de lê-lo ou não.

  15. Olá!

    Não conhecia nem o livor nem o autor, mas gostei muito da premissa. Também estou participando do Prêmio Kindle e estou torcendo para ele também, se eu não ganhar, que ele ganhe hahaha Adorei a resenha.

  16. Oi.
    Eu não conhecia o autor nem suas obras.
    Juro que estou tentando me inteirar dos autores nacionais, mas são tantos talentos surgindo, que está difícil.
    Gostei da proposta do livro e é realmente impressionante que um homem tenha conseguido retratar o ponto de vista de uma adolescente.
    Adorei a resenha e a dica das obras do autor. Vou conferir.

  17. Oi Maria.

    Eu gostei bastante da sua resenha, pois não conhecia o autor e nenhuma obra dele. Achei interessante a história e vou deixar na lista de desejados. Será bom para retornar minhas leituras em formato digital, porque ultimamente tenho deixado de lado. Dica anotada.

    Bjos

  18. Oi, Maria!
    Não conhecia a história, mas interessante a premissa que, apesar de, talvez, clichê, parece resguardar uma história realmente muito legal de ser acompanhada. De vez em quando é sempre bom variar as leituras mais densas e sérias para algo mais leve do universo infanto-juvenil, ainda que com os dramas naturais da fase. Gostei da dica e já adicionei à minha wishlist da Amazon para adquiri-lo assim que possível. Ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

  19. Oie!
    Nossa, precisamos comprar o livro logo, para poder ganhar o brinde, eu já quero.
    Eu ainda não conhecia essa publicação, mas fiquei muito curiosa para conferir. Gosto do tema abordado, ainda mais que pode influenciar muitos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  20. Oi , sua linda, tudo bem?
    A Duda é a minha cara, sou exatamente assim, mega romântica, sonhando com príncipes encantados, então, acho que vou adorá-la, risos… Eu acredito que só existe casamento quando há amor. Então, se por algum motivo um deles, deixou de amar, é melhor se separar mesmo. O ruim é que geralmente os pais ou usam seus filhos para se agredirem, ou simplesmente não querem mais saber, não se fazem mais presentes. Que triste ela olhar para o namoro da amiga e fazer de tudo para provar que ele não gosta dela. Se ele for um bom rapaz e estiver sendo sincero, acho que ela passou dos limites. Vou ficar torcendo para que ela encontre o amor e que a amizade deles não se desfaça. Não conhecia o livro, mas dica anotada!!! Sua resenha ficou ótima!!!

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  21. Olá, sua resenha me trouxe uma nostálgia imensa, pois eu era viciada em livros como esses na minha adolescência, me identifiquei muito com as personagen principais, tenho um pouco de cada uma dela dentro de mim, fiquei curiosa pela leitura, irei conferir.

  22. Oieee, tudo bem? Não conhecia os livros da autora. Achei interessante a temática porque adolescentes tem disso mesmo né? E importante observar que essa questão de como se sentir com relação ao amor independe de alguns traumas em certos casos, tanto que a Violeta cria um bloqueio por conta da separação dos pais, enquanto a Duda, mesmo sem ter a presença do pai, acredita no sentimento. E o brinde é lindoooo, eu quero! <3 Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

  23. Olá!
    Achei legal o tema escolhido pro livro, é simples mas importante essa coisa de acreditar no amor. Também tenho pais separados mas nunca deixei de acreditar e acho que uma hora até mesmo os que duvidam caem na real.
    É bem coisa de adolescente mesmo e particularmente não gosto muito disso, então não leria, mas achei interessante tudo o que você falou e pra quem curte parece ser uma boa história.

  24. Olá,

    Adorei a delicadeza do autor ao trazer uma personagem adolescente de uma maneira tão descritiva e ao mesmo tempo cuidadosa no livro. Percebi que Lucinei, quis transpassar o que precisamos e temos que ter em nossas vidas, amei toda essa reflexão no enrendo. Adorei esse kit lindo de brindes, será que ainda dá tempo?

  25. Olá,

    Ainda não conhecia o livro, mas me aparenta que será uma leitura muito gostosa de se fazer. A capa está muito atrativa e o título chama bastante a atenção. Desejo muito sucesso ao autor e que ele seja publicado logo, pois já quero o físico desse livro na estante *—–*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

  26. Oie!!!
    Não conhecia o autor e, assim como você, me adimirei dele escrever sobre o primeiro amor sob a ótica feminina!
    A sua resenha deixa escapar que apesar de parece ser fofo, o livro também tem profundidade e delicadeza para abordsr certos assuntos. Ele parece ser uma leitura bem agradável e super recomendável para o público teen.
    Valeu pela dica!
    Bjinhos 😉
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

  27. Oie! Adorei a premissa do livro, mesmo sendo em ebook, leria normalmente. Poxa, vi agora que perdi a chance de concorrer ao brinde, mega atrasado. Mas vou anotar sua dica com toda certeza.

  28. Olá!
    Adorei a sua resenha. Não conhecia o livro, mas com certeza posso dizer que fiquei apaixonada desde a capa até o final da sua resenha.
    Pelas suas palavras tenho realmente a sensação de que toda a história é contada por uma garota. Imagino então como deve ser o desenrolar do livro.
    Anotadíssima a sua dica.
    Bjs

  29. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e acho que nem o autor, mas achei interessante ele escrever sob o ponto de vista de uma adolescente. Eu vejo muito essa descrença em relação ao amor em algumas séries e até mesmo livros que eu leio, e tenho pena dessas pessoas que só tiveram "exemplos" ruins em relação ao sentimento. Estou curiosa para saber o que vai acontecer com a Violeta.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

  30. Olá!
    Eu conhecia o primeiro livro do autor e fiquei contente em saber que ele continua escrevendo, porque não via nada dela a muito tempo na blogosfera. Assim como Lavinia e a arvore do tempo, esse livro me chamou a atenção e eu vu procurar saber mais sobre ele.

    Beijos,
    Tabatha Cuzziol
    Blog e Canal Floretizas – http://floretizas.blogspot.com.br/

  31. Há homens que realizam o trabalho de mulheres Tão bem que deveriam ser do gênero.
    Achei incrível quando vc citou a sensibilidade do autor ao escrever sobre uma jovem de 15 anos, a Violeta. Que passa por grandes reviravoltas, achei Válido a premissa. Vou comprar para o meu Kindle, fiquei encantada com esse enredo.

  32. E a primeira vez que vejo falar desse livro, e só pelo fato de essa obra ter sido indicada a receber ao prêmio da amazon,já imaginei que a história séria muito boa. Amo livros retratam a adolescência, amizade, a descoberta do primeiro amor, por isso me senti cativada a essa leitura. Imagino que a forma como o leitor desenvolve essa história nos faz envolver diretamente com o que a personagem está passando, torcendo para que tudo se resolva da melhor forma. Com certeza quero logo ler essa obra.

  33. Fiquei muito interessada, acabei de ler o livro Carta de Amor aos Mortos e a história de Violeta Não Sabe Amar me lembra muito a história dele, que eu amei.

  34. Oi, tudo bem?!
    Ainda não conhecia o autor. Realmente um homem escrever um livro pela perspectiva de uma garota é super difícil! Já super me identifiquei com a Violeta /: Uma pena a amizade dela com sua melhor amiga ser abalada por causa de UM GAROTO!! É aquele ditado, "Chicks before di**s" kkkkk
    Livros com um toque de humor são sempre mt bem vindos.

    BJS

  35. Gosto bastante desses livros voltado mais para um publico jovem. A escrita é mais fácil e flui bem. Achei a história bem interessante pois é um tema bem atual, uma vez que relacionamentos hoje são bem banalizados, e esse livro trás o que isso pode fazer com a vida de pessoas ligadas a isso. Gostei bastante.

  36. Muito bom esse livro! Uma história de adolescentes, aventuras, amores, amizades…
    Fiquei muito interessada em ler, acho que leria com rapidez porque adoro aventuras!!

  37. Depois de ler Lavínia e a Árvore dos Tempos(e adorar), fiquei super ansiosa pelo lançamento desse livro, principalmente porque me identifiquei muitíssimo com a protagonista. Infelizmente ainda não consegui ler, cois que espero acontecer logo! Gosto muito de livros adolescentes, que envolva amizade e humor.
    Agora entendi o porquê dos biscoitos de baunilha na capa do livro. Haha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.