0
Geral

Cidinha da Silva e Allan da Rosa na UNIFESP GUARULHOS

Texto por Mayra Guanaes


Nunca é demais ressaltar que a universidade pública é lugar de ensino, pesquisa, extensão e sobretudo, lugar de difusão do conhecimento.


Nesta semana, entre os dias 03 e 06 de junho, acontece o V Congresso Acadêmico UNIFESP, com o tema: “UNIFESP 25 anos: universidade pública, conhecimento público”.
Este ano é o segundo em que o Congresso UNIFESP acontece em todos os campi da Universidade Federal de São Paulo. Anteriormente, o evento era centralizado na UNIFESP Campus São Paulo. E agora acontece na Baixada Santista, Diadema, Osasco, Guarulhos e São José dos Campos.

O evento tem por objetivo fazer a divulgação dos projetos científicos produzidos na UNIFESP, em três eixos principais: ensino, pesquisa e extensão. Além de ser uma possibilidade para que estudantes e docentes da Universidade compartilhem suas pesquisas, o evento é aberto para o público externo da Universidade, que podem se inscrever como ouvinte das atividades e ganhar certificado de participação.

Por dialogarem com os principais focos do blog Impressões de Maria e também com os atuais debates sobre a ausência de poetas negras e negros em eventos promovidos por grandes instituições, gostaria de destacar e convidar você, que está lendo nosso blog, para duas rodas de conversa presentes na programação do Campus Guarulhos, que chamaram a nossa atenção positivamente.

Entre as atividades da programação do V Congresso Acadêmico UNIFESP, promovido no Campus Guarulhos, teremos duas visitas bastante ilustres: Na terça-feira, dia 4 de junho, às 18h, a UNIFESP Guarulhos recebe o escritor Allan da Rosa e na quarta-feira, 18h, a escritora Cidinha da Silva. Essas visitas fazem parte das atividades sobre literatura brasileira contemporânea promovidas pelo escritor Ricardo Lísias, que desde 2015 vem oferecendo oficinas de escrita literária na UNIFESP Campus Guarulhos como parte de suas atividades de pós-graduação.

Allan da Rosa é escritor, professor, angoleiro, historiador, mestre e doutorando na Faculdade de Educação da USP. Foi editor do selo “Edições Toró” e alfabetizador na Ocupação do Núcleo de Consciência Negra. É autor de Da Cabula (Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra, 2014), Zagaia (juvenil), dos livros-CD A Calimba e a Flauta (Poesia Erótica, com Priscila Preta) e Mukondo Lírico(Prêmio Funarte de Arte Negra, em 2014), além do ensaio “Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem” e outras obras. Além disso, possui uma vasta experiência em palestras e oficinas em espaços como bibliotecas, universidades, feiras e centros comunitários, tendo passado por vários estados do Brasil e por outros países como Cuba, Moçambique, Bolívia, Colômbia, Argentina e EUA. O foco da sua pesquisa e atuação é o cotidiano negro e a ancestralidade. Com um trabalho bastante plural, Allan da Rosa publica em diversos gêneros: prosa, poesia e dramaturgia. Sua publicação mais recente é o livro de contos Reza de Mãe publicado pela Editora Nós em 2016.

Para mais informações sobre Allan da Rosa, acesse o site: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/506-allan-da-rosa
Cidinha da Silva é uma escritora mineira graduada em História pela UFMG, atuou e presidiu na organização não-governamental GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra. Em 2005 fundou o Instituto Kuanza que desenvolve projetos e ações nos campos da educação, pesquisa, comunicação, juventude, articulação comunitária e ações afirmativas. Como educadora começou a publicar em 1999, participando de volumes coletivos como o Rap e educação, rap é educação e vários artigos com discussões acerca das relações raciais e questões de gênero. Estreou na literatura em 2006 com a coletânea de prosa Cada tridente em seu lugar e em 10 anos de literatura publicou mais de 10 títulos, entre crônicas, poemas, peças de teatro e narrativas infantojuvenis. Além da literatura, Cidinha da Silva tem forte presença nas redes sociais e na imprensa alternativa: é editora da fanpage cidinhadasilvaescritora e colunista dos portais Forum, Geledés Diário do Centro do Mundo.
Para mais informações sobre Cidinha da Silva, acesse o site: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/186-cidinha-da-silva

As conversas com Allan da Rosa e Cidinha da Silva serão mediadas por Nelson Oliveira e Elaine Correia que pesquisam literatura afro-brasileira no Programa de Pós-Graduação de Letras da UNIFESP.

Estas duas atividades são abertas sem necessidade de inscrição prévia. A divulgação das salas onde acontecerá toda programação do V Congresso Acadêmico UNIFESP estarão disponíveis na própria UNIFESP Guarulhos a partir desta segunda-feira. Após a conversa, haverá venda dos livros de Allan da Rosa e Cidinha da Silva.

Além dessas das rodas de conversa que destacamos, o V Congresso Acadêmico UNIFESP conta com uma programação bastante extensa em relação à muitas áreas do conhecimento. Para acessar a programação específica de cada campus, acesse o link: http://www.congressoacademico.sites.unifesp.br/
V CONGRESSO ACADÊMICO UNIFESP
03 a 06 de Junho de 2019

Conversa com Allan da Rosa
Mediação: Nelson Oliveira
4 de junho – Terça-feira, 18h

Conversa com Cidinha da Silva
Mediação: Elaine Correia
5 de junho – Quarta-feira, 18h
UNIFESP GUARULHOS
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Estrada do Caminho Velho, 333 – Jardim Nova Cidade – Guarulhos – SP

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros