0
Geral

ABCDelas: contribuindo com a formação leitora

 
Um livro que teria me inspirado muito quando criança: ABCDelas, de Janaina Tokitaka, publicado pela Companhia das Letrinhas. 
No sumário a proposta já fica clara: temos nomes de profissões que começam da letra A até a letra Z, passando inclusive pelas letras K, W e Y. O livro se trata de um abecedário de profissões com um diferencial: todos os exemplos que ilustram este abecedário são mulheres importantes e pioneiras em suas profissões. 
Para cada letra temos uma imagem em aquarela de cada uma das mulheres que inspiram este livro, além de uma pequena história sobre elas e uma minibiografia. 
Enquanto professora, penso que por se tratar de um livro que tem como ponto de partida o abecedário, é uma obra bastante interessante para leitura de alunos que cursam as séries iniciais da escola.
Além de ser um livro muito dinâmico, com textos curtos e imagens muito bonitas, é uma obra interessante para discutir com as crianças os lugares que as mulheres podem ocupar na sociedade, uma vez que os estereótipos muitas vezes reforçam a ideia de que as mulheres podem apenas ser mães, professoras, babás, bailarinas, cozinheiras, faxineiras, estilistas etc, todas essas funções sempre relacionadas com maternidade, delicadeza ou afazeres domésticos.
O ano é 2019 e é preciso ampliar os horizontes das meninas para que elas enxerguem mais possibilidades em seu futuro e também sensibilizar os meninos para que existam em nossa sociedade espaços de estudo e trabalho mais horizontais e empáticos.
Entre as mulheres representadas no ABCDelas, temos exemplos de várias nacionalidades diferentes, fora do eixo norte americano eurocêntrico: latinas, orientais e negras. Entre as brasileiras, temos duas negras: Maria Firmina dos Reis, que foi escritora, um exemplo bastante doce, se lembrarmos que por muito tempo a escrita foi negada às mulheres e que ainda hoje, vivemos um baixo reconhecimento de artistas negras.
 
Maria Firmina dos Reis, escritora
Aquarela do livro ABCDelas
O exemplo que nos surpreendeu positivamente, foi a escolha da profissão “yalorixá” para representar a letra Y. Mais feliz ainda, ficamos com a possibilidade de ler a história da Mãe Menininha, que foi uma das mais importantes mães de santo do Brasil, sendo responsável por defender o candomblé muitas vezes, inclusive, popularizando a religião entre artistas, advogados, médicos e políticos.
Mãe Menininha com a cantora Maria Bethânia
O livro ABCDelas, de Janaina Tokitaka, mostra o cuidado da Companhia das Letras em escolher as obras do catálogo da do selo Companhia das Letrinhas. O livro estimula a reflexão crítica e tem aquarelas lindíssimas. Indico, assim, esta obra que tem muito potencial para a formação leitora.
 
Você já leu? Se sim, compartilhe sua experiência conosco nos comentários. E divulgue esta resenha para quem trabalha com educação ou convive com crianças!

Você poderá gostar

2 Comentários

  • Responder
    Helloiza Alonso
    25 julho, 2019 em 00:56

    ótimas dicas, livros ótimos para a nossa escola infantil zona norte, post, parabens, amei o textinho!

  • Responder
    Lary Zorzenone
    1 agosto, 2019 em 22:13

    Querendo esse livro. Uma das coisas que me pega muito no quesito maternidade é encontrar formas de ensinar pro meu filho que as meninas podem fazer as mesmas coisas que os meninos e que também é okay os meninos brincarem de casinha e boneca com as meninas. Mas fica difícil ensinar essas coisas quando parece que todo o resto do mundo está contra a gente.

    Vidas em Preto e Branco

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros