0
Contos Ficção Cientifica

Os contos de Octavia Butler em “Filhos de sangue e outras histórias”

Filhos de sangue e outras histórias é um livro escrito pela autora Octavia Butler, publicado no Brasil em 2020 pela editora Morro Branco com tradução de Heci Regina Candiani. A obra é composta por sete contos e dois ensaios autobiográficos que abordam emas como escolhas complexas, amor, relações familiares, relações entre espécies diferentes e poder.

Em “Filhos de sangue”, conto que dá título ao livro, conhecemos a família de Gan, composta por sua mãe e seus dois irmãos. Eles moram em uma reserva para humanos fora do planeta Terra e convivem com uma raça alienígena chamada Tlic. T’Gatoi é a alienígena que cuida dessa família, ela os alimenta com seus ovos que causam um efeito viciante e uma enorme sensação de bem-estar. Em uma noite, a rotina da casa é perturbada por Lomas, um humano que chega sentido fortes dores e desacompanhado de sua Tlic. Para “salvá-lo”, T’Gatoi precisará da ajuda de Gan, que finalmente irá presenciar uma situação que diz muito sobre o que talvez será seu futuro. Este conto aborda relações e laços que podem ser criados entre diferentes espécies, tornando-o uma narrativa carregada de perguntas e reflexões.

Já o conto “O entardecer, a manhã e a noite” conta a história de Lynn, uma jovem que convive com a doença de Dureya-Gode (DDG). Essa enfermidade surgiu do Hedeonco, medicação para cura de uma grande porcentagem do câncer do mundo e algumas doenças virais. Os filhos de pessoas que fizeram o uso dessa fórmula nascem com DDG e para controlar a doença, uma rígida dieta deve ser seguida. Contudo, todos que a possuem sabem que em algum momento sucumbirão a seus sintomas, sendo a autodestruição o mais terrível de todos. Ao longo do conto, Lynn conhece outros DDGs e faz uma visita ao Dilg (local que abriga essas pessoas, após início dos sintomas). Assim, ela acaba tendo uma visão diferente sobre como será seu futuro, convivendo com uma enfermidade tão perigosa. Os personagens desse conto passam por conflitos e são levados a tomar decisões extremamente difíceis, uma delas é o fato de ter ou não filhos, já que a doença é hereditária.

Nos dois ensaios autobiográficos Octavia Butler conta um pouco sobre si mesma, sobre sua infância, além da obsessão pela leitura e escrita. A autora ainda dá algumas dicas para quem tem o sonho de ser escritor. Ela explica que o hábito é mais confiável que a inspiração, ressaltando que: “O hábito vai ajudar você a concluir e lapidar suas histórias. A inspiração não. Hábito é persistência e prática”. 

Esse foi o segundo livro de contos que li, sempre achei que por serem textos mais curtos, não haveria tempo suficiente para me afeiçoar aos personagens. Contudo, me vi muito apegada aos protagonistas de Octavia Butler, consegui sentir medo por eles e, ao final de alguns contos restou até mesmo um sentimento de preocupação com o destino dos mesmos, já que todos são colocados em situações muito complicadas. Se você é um leitor que está começando a se aventurar no mundo da ficção científica, Filhos de sangue e outras histórias é uma ótima opção, pois trata-se de um livro curto e impactante. Destaco que o mais interessante é que após cada conto, a autora nos presenteia com uma nota, na qual descreve um pouco sobre como estava sua vida no momento em que criou as histórias, suas inspirações, entre outras curiosidades.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário