0
Fantasia jovem Listas

Subgêneros da literatura fantástica

Literatura fantástica

      Hoje, voltamos a conversar um pouquinho sobre fantasias, para falar sobre alguns subgêneros deste mundo tão diverso. Existem muitos subgêneros derivados da fantasia, contudo, os estudiosos utilizam vários parâmetros para classificar um livro, inclusive um único livro pode se encaixar em vários subgêneros, por isso, procuramos alguns elementos nas narrativas que nos ajudam a classificá-lo. Abaixo cito alguns exemplos mais conhecidos: 

  • Alta fantasia: Aqui, a narrativa se passa em um universo inventado, totalmente diferente do mundo em que vivemos. Dois exemplos são: Os Cem Mil Reinos, de N.K. Jemisin, e Sangue Dourado da Namina Forna.
  • Baixa fantasia: Neste caso, o mundo que conhecemos precisa estar envolvido com elementos fantásticos da narrativa, ou seja, pode existir outro mundo, mas ele deve estar no mesmo universo do mundo real. Alguns exemplos são Bruxa Akata, deNnedi Okorafor, Amari e os irmãos da noite, deB.B. Alston, e também temos Porém, bruxa, da autora nacional Carol Chiovatto, Cidade de bronze, de S.A. Chakraborty, entre outros.
  • Fantasia científica: Na fantasia científica encontramos elementos tecnológicos misturados com elementos fantásticos, ou seja, um mundo mágico com tecnologia. Assim, esse universo é alimentado com ciência e magia. Um exemplo é a Trilogia da Terra Partida da N.K. Jemisin e a trilogia do autor Pierce Brown, que se inicia com o livro Fúria vermelha.
  • Fantasia sombria: São histórias mais macabras que além da fantasia envolvem elementos como terror e horror, trazendo ambientes sombrios que causam arrepios, sem perder o caráter fantástico. Podem se passar dentro de novos universos ou não. Um exemplo é o livro Amigo imaginário, de Stephen Chbosky.
  • Fantasia medieval: Histórias em que a ambientação envolve elementos medievais, como castelos, cavaleiros, magia, espadas, entre outros. Aqui podemos citar como exemplo O aprendiz de assassino, de Robin Hobb ou a série Os Sete Reinos, de Cinda Williams Chima.

Enfim, existem diversos subgêneros e a classificação acima não é definitiva. Mas como havia comentando no post anterior, também gostaria de falar um pouco sobre o quanto me encantei ainda mais com o gênero quando encontrei livros com personagens negros, que se pareciam comigo e que me geravam identificação. 

Infelizmente essa descoberta é recente, mas foi através dela que pude sentir com mais clareza e força o quanto podemos transpor nossa realidade para histórias, o quanto o universo da literatura afro-fantástica fortalece o sentimento de pertencimento e nos mostra, como diz Marcos Cajé em um dos seus artigos, a ideia dessas narrativas é trazer a “interdisciplinaridade, auxiliando no crescimento da exposição cultural do povo negro e seus pensamentos filosóficos e metafísicos africanos”.

Como vivemos em uma sociedade em que a maioria das editoras dão preferência a autores brancos, que retratam mundos com pouca diversidade racial e de gênero, desde que comecei a escrever para o Impressões de Maria, venho pesquisando mais sobre fantasia e ficções científicas escritos por autores(as) negros.

Então, esse ano resolvi fazer uma lista de livros que tenho a intenção de ler e trazer as resenhas e minhas impressões aqui para o blog. Também faço esse convite para que junto comigo, você, que está lendo esse texto, se pergunte primeiro, qual seu gênero literário de conforto? Em seguida, fuja um pouco do padrão de autores brancos e norte-americanos e descubra histórias novas. Por isso, divido aqui com vocês, minha lista de fantasias que está em construção: 

Uma Melodia de sombras e Ruínas – Roseanne A. Brown

O Último Ancestral – Alê Santos 

Nós Somos a Cidade – N.K Jeminsin

Herança de Orquídea Divina – Zoraida Córdova (Autora nascida no Equador)

No Coração da Selva – Ayana Grey.

Raízes do Amanhã – Livro com 8 contos afro-futuristas: Waldson Souza (organização) G.G. Diniz, Pétala e Isa Souza, Kelly Nascimento, Lavinia Rocha, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp.

Por hoje é isso, até o próximo post com resenhas e impressões desses livros que estou super animada para ler. 

Referências: 

12+A+LITERATURA+FANTÁSTICA+corrigido.pdf – A Literatura Fantástica: Percurso Histórico e Conceitual – Bibiana Borges Amaral – Universidade Federal do Tocantins – Submetido em 10 de maio de 2022

A LITERATURA AFRO-FANTÁSTICA ENQUANTO LUGAR DE SER LITERATURA AFRO-FANTÁSTICA: | Building the way – Revista do Curso de Letras da UEG (ISSNe 2237-2075) – A Literatura Afro-Fantástica Enquanto Lugar de Ser Literatura Afro -Fantástica: Constituição de um Gênero Literário – Antonio Marcos dos Santos Cajé – Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

https://www.infoescola.com/literatura/fantasia-genero/

Quais são os subgêneros da fantasia? E em qual seu livro se encaixa? | by Mariana F. Bortoletti 🔮 | Medium

Quais são os tipos de Fantasia? – Queria Estar Lendo

https://manualgeek.com.br/conheca-alguns-subgeneros-da-fantasia/

Fantasia medieval: o que é e exemplos deste subgênero (livrobingo.com.br)

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros