Blog

capa do livro "Muad Martha", de Gwendolyn Brooks.
William Alves

“Maud Martha”, único romance da poeta Gwendolyn Brooks

“Maud Martha”, de Gwendolyn Brooks, é um retrato tocante da vida de uma jovem negra nos EUA, marcado por ironia e descrições vívidas. Enfrentando colorismo e sonhando com uma vida intelectual, a protagonista se desdobra em enfrentamentos sociais. Uma obra que interroga o racismo e a busca por reconhecimento, sendo um testemunho da existência negra no século XX.

Leia mais »
Arman Neto

“Uma carta tão longa” e a clareza do verbo de Mariama Bâ

“Uma carta tão longa”, de Mariama Bâ, é um romance epistolar que explora a vida de Ramatoulaye, uma senegalesa enfrentando dilemas femininos em meio à tradição e à modernidade. A protagonista relata, em carta à amiga Aïssatou, seu cotidiano e desafios como poligamia e opressão. As histórias pessoais refletem críticas sociais agudas e a importância da amizade, enquanto a autora se utiliza da narrativa para expressar suas próprias inquietações.

Leia mais »

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Web Stories

O seu novo espaço feito para conversas literárias marcantes.